60 anos da moda brasileira
Nesta exposição, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro apresenta 60 vestuários de jovens talentos que reinterpretam o fascinante trajeto da moda entre as décadas de 1960 e 2010.
A diversidade, a riqueza criativa e a excelência da produção artesanal no setor da moda nacional estão representadas na exposição 60 anos da Moda Brasileira, que ocupa a sede do Museu A CASA do Objeto Brasileiro, em Pinheiros, de 14 de setembro a 10 de novembro de 2024.
Os 60 vestuários expostos contam a evolução do segmento em seis décadas, trazendo uma perspectiva contemporânea às tendências e aos estilos que marcaram cada período – uma reinterpretação de artistas e artesãos selecionados pelas curadoras, a artista Nina Florsz e a professora da Faculdade Santa Marcelina Walquiria Caversan.
Foto: Gustavo Andrade.
“Essa exposição funciona como uma plataforma de visibilidade, fortalecendo a cadeia produtiva e ampliando o alcance e a influência da moda brasileira”, diz Nina, também consultora em moda sustentável. Para ela, a valorização do setor como uma forma de expressão artística e cultural contribui para fomentar a criatividade e a inovação.
Vários dos artesãos participantes são egressos do Ponto da Moda, projeto social realizado em Diadema que possibilita a formação gratuita em Design de Moda para jovens de 16 a 24 anos.
Dividido em sete meses, o processo de construção da mostra contemplou oficinas de capacitação, com workshops sendo ministrados por profissionais da área da história da arte e da cultura brasileira.
Para Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, acolher essa exposição no museu reafirma o compromisso da instituição de valorizar o conhecimento artesanal que percorre gerações e perpetua memórias. “É também uma maneira de dar luz a novos talentos e novos modos de produzir”, conclui.
Foto: Gustavo Andrade.
Realizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura e pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a mostra celebra o passado, mas também cria uma ponte entre diferentes gerações de designers e artesãos.