top of page
pattern_site_04.jpg

9º prêmio objeto brasileiro (2024)

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro abre inscrições para 9º Prêmio Objeto Brasileiro, evento destaca e premia o melhor da cena artesanal e do design brasileiro. 

Entre os dias 2 de abril e 31 de maio de 2024, o Museu A CASA recebe inscrições para o 9º Prêmio Objeto Brasileiro, que tem como objetivo trazer reconhecimento a artesãos, artistas populares, designers e outros profissionais das áreas criativas. Idealizado pela economista Renata Mellão, fundadora e diretora da instituição, a ação destaca o melhor da produção artesanal e do design contemporâneo no Brasil. “Desde 2008, nós realizamos edições bienais que têm iluminado projetos que resultam da perfeita união entre o design e o artesanato. É um movimento que mobiliza o setor artesanal, incentiva a troca de saberes e nos permite conhecer projetos inovadores e carregados de brasilidade”, afirma.

Sem título-1_Prancheta 1.png

Dividido nas categorias Autoral, Coletiva e Socioambiental, o Prêmio recebe inscrições de profissionais já renomados e também de jovens talentos que ganham a chance de ter notoriedade nacional por meio de uma exposição física realizada na sede do museu, em Pinheiros, na cidade de São Paulo. Além de objetos, o Prêmio também avalia projetos que tenham como tema principal a geração de renda e a sustentabilidade de comunidades artesanais.

Neste ano, serão 15 premiados nas três categorias. Para tanto, um júri técnico formado por profissionais renomados da área deve escolher os objetos vencedores e menções honrosas, a partir de critérios como qualidade estético-formal, desenvolvimento sustentável, valorização do patrimônio cultural brasileiro, impacto e geração de renda nas comunidades artesanais, entre outros. “Para o júri, nós sempre buscamos escolher tanto designers, que conseguem trazer uma visão do dia a dia do mercado e da indústria, quanto profissionais da academia, que nos ajudam a compreender de forma mais profunda a relevância social e econômica destes trabalhos”, completa Renata.

 

Os objetos e projetos premiados integrarão uma mostra presencial prevista para estrear em novembro de 2024, quando se dará a entrega dos prêmios. Além disso, os selecionados terão uma premiação em dinheiro.

pattern_site_04.jpg
bottom of page