a casa bordada
Com bordados feitos por artesãos dos quatro cantos do país, a mostra reproduz, de forma inédita, uma casa em tamanho real, além de apresentar o melhor da produção artesanal brasileira.
O Museu A CASA do Objeto Brasileiro inaugura A Casa Bordada, uma exposição de bordados feitos à mão por mestres bordadeiras e bordadeiros dos 27 estados brasileiros.
Idealizada por Renata Mellão, fundadora do A CASA, e com curadoria do designer Renato Imbroisi, as peças e objetos foram minuciosamente pesquisados e o projeto de montagem reproduz a estrutura de uma casa, com paredes, portas, janelas, cômodos, divisórias, toda feita em tecidos bordados. É uma casa construída com pano, agulha e linha.
“Nesta exposição, senti vontade de iluminar as práticas artesanais do bordado de várias partes do Brasil através de uma curadoria que conta um pouco da história de cada lugar. Com o projeto, além de preservar o fazer artesanal, revelamos também a diversidade de técnicas, temas e cores de cada bordado, contribuindo para gerar renda aos grupos envolvidos e transportando o público visitante a diferentes locais”, diz Renata Mellão.
Durante a concepção da exposição, o grupo de trabalho do Museu A CASA viajou ao lado de Renato Imbroisi em cada estado brasileiro para selecionar os grupos, desenvolver e acompanhar toda a execução. Ao todo, são 60 participantes que atuaram na produção de mais de 200 peças expostas. Entre eles estão grupos, cooperativas, associações e artesãos individuais de todo o território nacional.
"A Casa Bordada traz peças representativas da identidade cultural de cada Estado e revela a riqueza de conhecimento, modos de fazer, habilidade de reinventar e preservar a trajetória de cada um e de todos nós. São bordados de utilização, técnica e tipologias variadas para celebrar a habilidade manual e a paixão de levar a vida com a agulha na mão", diz Renato Imbroisi.
Este é um levantamento inédito do bordado brasileiro, técnica trazida por colonizadores e imigrantes, que adquiriu feições, usos e costumes nacionais, ao mesmo tempo semelhantes e distintos entre si – como, por exemplo, o bordado com lantejoulas e pedraria característico do Bumba Meu Boi maranhense; ou o ponto russo praticado em Primavera do Leste, no Mato Grosso.
Visitação
DE 11 DE MAIO A 01 DE OUTUBRO DE 2017
Espaço expositivo Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP
De terça a domingo, das 10h às 18h30
Entrada gratuita