top of page

acervo

museu-a-casa-do-objeto-brasileiro-secao-acervo-ceramica-uleialu-mehinako.jpg

O acervo do Museu A CASA do Objeto Brasileiro é constituído por mais de 600 objetos artesanais feitos por comunidades tradicionais no Brasil. São peças de bordado, cerâmica, marcenaria, renda, trançados de palha, tecelagens, entre outros. Também fazem parte do acervo peças criadas por designers em parceria com comunidades de artesãos, além de documentos, fotografias, publicações, que ilustram saberes e fazeres em todo o país, resultando em exemplos únicos que refletem a nossa criatividade e diversidade cultural.

Em se tratando de diversidade, além das técnicas, materiais e regiões, o acervo do Museu A CASA também reflete diferentes grupos que compõem o povo brasileiro. Das comunidades indígenas, destacam-se peças como as panelas zoomorfas das etnias Waujá e Mehinako, povos do Alto Xingú, no Mato Grosso, que há séculos utilizam o barro para desenvolver peças utilitárias em homenagem aos animais da floresta. Ainda sobre a produção indígena, há os trançados dos povos Baniwa, da região amazônica, além da cerâmica Paiter Suruí, etnia com menos de 1.200 membros que habitam o estado de Rondônia. 

Dos grupos quilombolas, o acervo abriga peças de capim dourado, das comunidades que se localizam no Jalapão, no Tocantins, e trabalhos da mestra ceramista Irinéia Nunes, de Alagoas. Da região Sul, mantém bordados de origem ucraniana, feitos em colônias de Santa Catarina. E do Sudeste, apresenta as famosas panelas de barro do Espírito Santo, famosas por serem usadas para o cozimento da moqueca capixaba. Todos os estados brasileiros estão representados por algum objeto.

 

Além disso, o acervo do museu tem o registro de atividades, projetos e objetos que resultaram do intercâmbio realizado entre grupos de artesãos, comunidades e designers. Um exemplo recente dessa proposta é o projeto com grupos de refugiados venezuelanos indígenas da etnia Warao, em Boa Vista, Pacaraima e Manaus. 

museu-a-casa-do-objeto-brasileiro-secao-acervo-associacao maos de fada do caparao-es.jpg
museu-a-casa-do-objeto-brasileiro-secao-acervo-poltrona-dina-fernando-mendes.jpg

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro visa disponibilizar para consulta pública o seu precioso acervo, focado na produção artesanal da cultura material brasileira que foi constituído, por meio de exposições e projetos de ação sociocultural realizados pela instituição. Nesta proposta, o museu pretende realizar a catalogação, compilação e divulgação de dados, fotografias, publicações, documentos que reúnam dentro de uma plataforma digital toda a riqueza de um acervo que reflete história, tradições locais e a criatividade do povo brasileiro.

 

Em breve, o acervo estará disponível para consulta aqui, possibilitando a consulta e pesquisa para público geral.

bottom of page