
programação | respeitável imaginário

Museu A CASA do Objeto Brasileiro e a Yapo Brasil apresentam programação especial sobre universo circense.
Depois de cruzar estradas, cidades e imaginários do Brasil profundo, o circo mambembe chega a São Paulo pelas mãos dos grandes mestres da arte popular brasileira.
A exposição Respeitável Imaginário: Circo Itinerante transforma o Museu A CASA do Objeto Brasileiro em um grande picadeiro poético, onde memória, barro, madeira, tecido, sonho e imaginação dividem a mesma cena.
Inspirada nos antigos circos itinerantes — que durante décadas levaram encanto, fantasia e emoção para os interiores do Brasil — a mostra reverencia o fazer manual como um dos maiores espetáculos da nossa cultura.
“O circo que chegou pelas estradas do Brasil agora chega pelos gestos de cada artista. Que o fazer manual, a imaginação e a memória se encontrem aqui para criar novos sentidos, novas imagens, novos encantamentos”, diz Thiago Marcondes, responsável pela curadoria e expografia da mostra.
A abertura da exposição conta com uma apresentação circense com o artista Dadá Venceslau, às 15h, seguida de uma visita guiada com o curador e os artistas André Menezes, Dadá Venceslau, Mano de Baé e Joelito dos Reis.
No sábado, 13 de junho, às 15h, Thiago Marcondes convida Patricia Saraiva, artesã participante da exposição, Suzana Aragão, Diretora de Desenvolvimento Artístico da Doutores da Alegria, e Walter de Sousa, Coordenador do Centro de Memória do Circo, para um bate-papo seguido de uma visita guiada pela mostra.

Respeitável Imaginário: Circo Itinerante
DE 30 DE MAIO A 14 DE JUNHO DE 2026
Exposição
Abertura: 30 de maio, das 14h às 18h
Temporada: de 31 de maio a 14 de junho de 2026
Horário: terça a sábado, das 10h às 18h. Domingo, das 12h às 18h
Gratuito
Apresentação circense Hoje tem espetáculo
Com o artista Dadá Venceslau
30 de maio, às 15h
Gratuito
Visita Guiada
Com o curador Thiago Marcondes e os artistas André Menezes, Dadá Venceslau, Mano de Baé e Joelito dos Reis
30 de maio, às 16h
Gratuito
Bate-papo
13 de junho, às 15h
Gratuito
Espaço de encontros do Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP




















