top of page
2023 09 30 caboclos da amazonia museu a casa espaco expositivo FT renata teixeira-120.jpg

caboclos da amazônia

2023 09 30 caboclos da amazonia museu a casa espaco expositivo FT renata teixeira-33.jpg

A mostra desvenda o universo da arquitetura e do design elaborados na Amazônia, mostrando que as criações locais atendem com muita inteligência as funções a que se destinam e são totalmente adaptadas ao território em que se inserem.

 

O assoalho alto para fugir da maré cheia, o colorido das salas, a atmosfera dos bares de beira de estrada com as músicas marcantes e as frases desenhadas em embarcações que cortam os rios. Todos esses elementos, juntos, compõem parte da paisagem única que a floresta amazônica abriga e que é retratada na exposição Caboclos da Amazônia Arquitetura, Design, Música, que poderá ser visitada no Museu A CASA do Objeto Brasileiro até 07 de janeiro de 2024.

 

A exposição foi idealizada pelo designer Carlos Alcantarino. Paraense radicado no Rio de Janeiro há cerca de quarenta anos, Alcantarino reuniu suas impressões sobre a Amazônia ao percorrer cidades do Marajó, como Afuá, e a ilha do Combu, em Belém. A ideia é mostrar a arquitetura incomum para os padrões do Sul, mas com uma identidade amazônica própria e perceptível em vários elementos.

A expectativa é que os visitantes sejam despertados para esses detalhes do dia a dia, que se perdem na rotina. O próprio Alcantarino revela que se deu conta, ao sair do Pará, do quanto a arquitetura e as demais formas de representação da cultura amazônica são únicas: “Esse povo criou, intuitivamente, uma cultura local, com soluções criativas, tanto na arquitetura, totalmente integrada na natureza, como nos objetos do dia a dia, passando despercebida por nós, paraenses”, observa.

 

“Eu ia muito a Belém para visitar minha família ou a trabalho. Comecei a andar pelo Combu e a ficar fascinado pela arquitetura. Quando você sai de um lugar e volta, a maneira de olhar muda. Antes, o que para mim era uma coisa normal passou a ser interessante. Ao andar pelo Ver-o-Peso, por exemplo, ver as barracas das erveiras, já achava lindo, mas passei a achar também interessante. Pareciam lindas instalações coloridas e olfativas”, conta.

Para Alcantarino, “a exposição é esse novo olhar sobre as coisas corriqueiras, comuns que a gente tem no Pará, que são a arquitetura natural do caboclo, o design natural do povo mais simples. Acho que têm uma estética e cultura muito interessantes. Intuitivamente, criaram toda uma arquitetura local, no design e na música também. O Pará tem uma cultura muito rica”.

A exposição é dividida em quatro áreas: Arquitetura, Interiores, Letras e Música, onde estarão distribuídas mais de 300 peças. Na área das Letras, será possível conhecer um pouco mais do trabalho dos “abridores de letras”, como são chamados os pintores de embarcações esmerados em caprichar na pintura de frases.

 

Nas áreas de Arquitetura e Interiores, as fotos tiradas nas ilhas do Marajó e do Combu remetem às cores fortes das casas caboclas e arquitetura única.

 

Quanto à Música, Alcantarino vai apresentar a trilha sonora que embala essa cultura. Ritmos diversos como carimbó, guitarrada e festa de aparelhagem estarão presentes, onde os criadores apresentam um pouco o caminho para chegar nesses sons tão familiares para nós.

Visitação

DE 30 DE SETEMBRO A 14 DE JANEIRO DE 2024

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page