top of page
Sara Carone - ceramica - FOTO Mariana Chama.jpg

cerâmicas do brasil

2015 08 a casa expografia EXTRA (17).webp

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro convida artesãos e designers  nacionais nesta exposição que reverencia um dos materiais mais usados do país: a cerâmica. 

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro apresenta a exposição Cerâmicas do Brasil, que reúne criações de artistas de diferentes vertentes e localidades. 

 

A característica central da mostra é a transversalidade, já que ela lida, sem distinção, com o universo do design e do artesanato, que muitas vezes são apresentados de maneira estanque. “Além de misturar as autorias, a exposição também questiona os limites, em geral muito rígidos, entre artesanato, design e arte”, explica a curadora Adélia Borges. A intenção da mostra é pinçar alguns trabalhos de alta qualidade feitos em cerâmica, um material que está presente na cultura brasileira desde os povos originários. 

 

Entre os ceramistas indígenas selecionados, foram escolhidas quatro comunidades artesãs, entre eles os Wauja, do Parque Nacional do Xingu, Mato Grosso, conhecidos por suas panelas de vários formatos e tamanhos, pinceladas com ricos grafismos. Na exposição, são apresentados objetos utilitários de autoria de Iamony Mehinako e uma panela zoomorfa elaborada por Uleyalu Mehinako, além de outras peças.  

Entre os populares, estão seis outros artesãos e comunidades, como Inês Antonini, de Minas Gerais; Heloísa Galvão, nascida no Espírito Santo e radicada em São Paulo. Ambas trafegam entre o utilitário e o artístico. 

 

De Inês, foi escolhida a série Fragmentos, uma reinterpretação contemporânea da tradição barroca mineira, cuja produção busca uma linguagem brasileira a partir do processo de queima da lenha no forno anagama, em geral associado à influência japonesa. Já Heloísa desenvolveu uma linguagem muito própria utilizando a porcelana líquida para a criação de objetos em série. As superfícies de algumas peças exibem serigrafias de imagens capturadas em fotos. 

 

“Foi muito difícil fazer a escolha, porque tem muita gente boa se dedicando a esse material em nosso país. Resolvi deixar de lado alguns nomes de que gosto muito mas que já vem recebendo exposições individuais recentes em São Paulo. Eu também quis privilegiar uma apreensão melhor da atuação de cada escolhido, apresentando um pequeno conjunto de trabalhos por autor, seja um indivíduo ou um grupo”, diz Adélia.

2015 08 a casa expografia (55).webp
ceramica Irineia FOTO mariana chama (11).jpg

Frente à riqueza e diversidade da produção de cerâmica brasileira, Renata Mellão, fundadora do A CASA, destaca que “mapear e selecionar a cerâmica brasileira é um desafio complexo. Portanto, acredito que serão necessárias outras exposições para tentar abranger toda a diversidade existente, o que só é possível fazer com uma curadoria apurada como esta”.

 

A mostra tem ainda uma sala de vídeos, com a apresentação de documentários sobre os artistas participantes e uma sala de leitura, com catálogos e livros que permitem entender melhor a produção de cada autor. O design expositivo foi assinado pelo arquiteto Pedro Mendes da Rocha.

Visitação

DE 13 DE AGOSTO A 18 DE OUTUBRO DE 2015

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 11h às 19h

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page