top of page

 criqué caiçara

_Z3A3121_edited.jpg

Nesta exposição, artesãos e artesãs da Barra do Ribeira, no litoral Sul de São Paulo, exibem suas coleções inspiradas na Mata Atlântica.

O Museu CASA do Objeto Brasileiro abre as portas para a exposição Criqué Caiçara, idealizada com objetos criados por artesãos e artesãs da comunidade da Barra do Ribeira, no litoral Sul de São Paulo. Produzidas com madeira caixeta de manejo florestal, as peças têm como inspiração a flora e fauna da região. 

 

A exposição foi uma realização da ArteSol, como conclusão do projeto de fortalecimento da cadeia produtiva artesanal da Reserva da Juréia. ArteSol é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com mais de 100 projetos desenvolvidos em localidades com baixo índice de desenvolvimento humano, cuja missão é proteger e disseminar o artesanato brasileiro, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades.

Iniciado em agosto de 2013, o projeto recebeu investimento da consultoria Accenture e visa transformar a realidade socioeconômica das famílias por meio da produção e venda do artesanato. 

 

Na mostra, também foram apresentadas as novas peças da linha Flores e Bichos da Reserva, Folhas e Seixos, da Associação dos Jovens da Juréia. A coleção é composta por 65 itens inspirados na diversidade da natureza da Estação Ecológica da Juréia – são móbiles de pássaros, tábuas de pães e frios, facas, cabideiros, talheres infantis, kits de praia, entre outros objetos. As peças foram esculpidas e pintadas uma a uma e todas utilizam materiais sustentáveis.

 

“O evento é uma oportunidade única para que o público de São Paulo conheça mais da rica cultura caiçara, além de ter a oportunidade de adquirir peças exclusivas de todas as coleções produzidas pelo grupo” reforça Josiane Masson, coordenadora executiva da ArteSol.

Criqué_porPaulaDib (4).JPG

A abertura contará com um bate-papo intitulado Papo Artesanal, com 15 membros da Associação Jovens da Juréia que falarão um pouco sobre a tradição local e as ações para a salvaguarda da cultura caiçara. O grupo fará ainda uma apresentação de fandango, dança tradicional das comunidades caiçaras do litoral de São Paulo e Paraná.

Visitação

DE 16 A 23 DE JULHO 2014

Museu A CASA (anexo)

Av. Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros • São Paulo, SP

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h Sábados, das 12h às 16h

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page