top of page

onde em sonho ela mora

Expo-Moda (10).jpg

A mostra apresenta trabalhos da artista paulistana Cristiane Mohallem. Suas obras convidam o público a adentrar um universo onírico por meio de onze tapeçarias bordadas e seis pinturas que transitam entre o abstrato e o figurativo.

 

Inspirada pelo poema Eros e Psique, de Fernando Pessoa, Mohallem transforma experiências e memórias em paisagens imaginárias. Partindo de lugares que fazem parte do seu cotidiano, como uma praça em São Paulo até um pequeno vilarejo na Islândia, suas obras entrelaçam cores e formas que evocam tanto familiaridade quanto estranhamento.

 

O gesto do bordado, que remonta a uma tradição manual milenar, ganha em seu trabalho uma abordagem intuitiva, guiando o olhar do visitante por caminhos visuais carregados de simbolismo. “No meu ateliê, bordados e pinturas coexistem lado a lado, muitas vezes sendo feitos simultaneamente. Por isso, gosto de apresentá-los em conjunto”, explica a artista.

As tapeçarias bordadas de Mohallem exploram a interseção entre a paisagem real e a imaginária. Peças como Árvore-Mãe, inspirada em uma figueira de uma praça paulistana, e Raízes de Mangue, criada a partir de uma viagem à Bahia, revelam sua relação com a natureza e a memória afetiva dos lugares que percorre. Em sua estadia em Blonduós, na Islândia, a artista absorveu as paisagens da região e transformou em obras como Encontro do Rio e do Mar e Sopro.

 

Já suas pinturas figurativas acrescentam uma nova dimensão à exposição, trazendo figuras humanas que poderiam habitar esses cenários sonhadores. Telas como Homem ao Azul dialogam com suas tapeçarias, ampliando as possibilidades narrativas de seu trabalho. “Recentemente, ao organizar o ateliê, coloquei a pintura Homem ao Azul ao lado da tapeçaria Pedra do Mar. Imediatamente, lembrei-me do verso “cresce o tempo sobre a pedra”, do poema O Homem do Violão Azul, de Wallace”, finaliza Mohallem.

onde em sonho ela mora

onde em sonho ela mora

onde em sonho ela mora
museu_casa_selos_exposicoes_cor.png

Visitação

DE 29 DE MARÇO A 11 DE MAIO DE 2025

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

Quarta a domingo • das 10h às 18h
Segunda e terça • fechado

Agendamento para grupos:

educativo@acasa.org.br

Entrada gratuita

bottom of page