top of page
pcs_19.jpg

joia contemporânea brasileira: percurso

pcs_11.jpg

Nesta exposição, 24 artesãos e designers compartilham seus trabalhos e revelam os tesouros da joalheria nacional. O Museu A CASA do Objeto Brasileiro apresenta a exposição Joia Contemporânea Brasileira: PERCURSO, reunindo o trabalho de 24 artistas selecionados pela curadora Miriam Mirna Korolkovas.

 

Esta é a segunda vez que A CASA recebe uma exposição dedicada à joalheria contemporânea brasileira. Como na primeira vez, o público terá acesso ao trabalho de artistas, designers e artesãos  que utilizam matérias-primas que vão muito além dos metais nobres tradicionais. Em suas criações, fazem uso de ferro, madeira e fibra de buriti. 

 

"A exposição PERCURSO busca esclarecer o visitante sobre o que pode ser entendido como Joia Contemporânea Brasileira. De maneira semelhante, as criações adotam o corpo como suporte; ao mesmo tempo, apresentam diferenças na linguagem, o que as tornam únicas", afirma Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA.

Em sua curadoria, Korolkovas preocupou-se em convidar artistas de todo o território brasileiro. Dentre eles, estão Amelia Toledo, de São Paulo; Kika Alvarenga e Nina Lima, de Minas Gerais; Paula Mourão e Rudolf Ruthner, do Rio de Janeiro; Karin Jakobsson, de Brasília; Alice Floriano e Mariana Neumann, do Rio Grande do Sul; Carla de Carvalho, da Bahia; e Daniel Coxini Karajá, de Mato Grosso.

 

A abertura da mostra contará ainda com uma performance corporal onde os bailarinos Gabriel Gutierrez, Gabriela Moura, Larissa Korolkovas, Ligia Moreno, Paulo Roberto Netto e Priscila Massaini devem interagir com o cenário da exposição, acompanhados por músicas do percussionista Caíto Marcondes

pcs_12.jpg

Excepcionalmente no dia 18 de agosto, haverá uma mesa redonda mediada pela curadora Miriam Mirna Korolkovas com os artistas Amelia Toledo, Francisca Kweitel, Michael Striemer e Rudolf Ruthner.

Visitação

DE 16 DE AGOSTO A 04 DE OUTUBRO DE 2012

Sede Museu A CASA

Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros • São Paulo, SP

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h • Sábado, das 12h às 16h

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page