top of page
Colar de parede Margarita_Designer Ateliê Bibirubicos_edited.jpg

moldar mudar: a vida moldada no barro da alma

DETALHES E PANORAMICAS-12.jpg

A exposição organizada pelo Grupo _ATY ocupa o espaço do Museu A CASA do Objeto Brasileiro apresentando peças feitas em colaboração com artesãs mineiras do Vale do Jequitinhonha.

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro inaugura a exposição Moldar Mudar: a Vida Moldada no Barro da Alma. A mostra apresenta visões distintas de uma mesma experiência: uma viagem ao município de Coqueiro Campo, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, região conhecida como um dos principais polos da produção cerâmica artesanal brasileira.

 

A exposição foi criada a partir do projeto desenvolvido pelo Grupo _ATY, formado pelas designers Mari Dabbur, Marina Dias, Maria Helena Emediato, Maria Fernanda Paes de Barros e Aline Cassia Victor. Essa é a segunda vez que o quinteto busca a união entre design e artesanato em um projeto.

 

Para tanto, elas passaram por um processo de imersão com o objetivo de compreender toda a metodologia percorrida pelas artesãs na produção de flores, bonecas e outros artigos em cerâmica. 

Mais do que o conhecimento técnico em relação ao molde, tratamento, queima e outros processos, as designers entraram em contato com histórias de mulheres fortes, independentes e reais, que têm no barro a sua principal ferramenta para moldar o presente e mudar seu futuro.

 

Hospedadas na casa da ceramista Deuzani Gomes dos Santos, durante longas horas de conversa e troca de experiências, as designers descobriram que um dos sonhos da artesã era o desenvolvimento de uma mesa. Como forma de agradecimento pelo acolhimento que tiveram, as cinco se reuniram para realizá-lo.

 

“O desenho foi surgindo a partir da descrição que a Deuzani tinha na cabeça. A partir daí, fomos lapidando, até chegarmos ao modelo que ela sempre imaginou”, afirma Marina Dias.

 

Na exposição, o grupo traduz a realidade que se impõe na região por meio de registros, impressões e peças que mostram ao público como as mulheres transformam o barro e as pedras do caminho em potência para seguir em frente. Luminárias, mesas, estantes, espelhos e objetos decorativos fazem parte da mostra.

DETALHES E PANORAMICAS-4.webp

Visitação

DE 02 DE AGOSTO A 01 DE SETEMBRO DE 2017

Museu A CASA (anexo)

Av. Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros • São Paulo, SP

De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page