top of page
6.webp

reflexão colares – joia contemporânea brasileira

reflexão_colares-11_Chrissie Barban.webp

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro recebe uma exposição que coloca o design de joias em primeiro plano, dando atenção para o um objeto em especial: o colar.

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro realiza a exposição Reflexão Colares, que apresenta o trabalho de 36 artistas brasileiros especializados na arte joalheira. 

Com curadoria da joalheira e artista visual Miriam Mirna Korolkovas, a mostra busca enaltecer trabalhos que conseguem promover a perfeita união entre artesanato e design. Ela também faz parte da quarta edição do programa Joia Contemporânea Brasileira, iniciativa do Museu A CASA realizada desde 2011. 

 

Durante seu trabalho de pesquisa, a curadora buscou por um elemento universal da joalheria, presente em praticamente todas as culturas e com os significados mais variados possíveis: o colar.

 

“Quando está apoiado ao corpo humano, independentemente do material em que é produzido, o colar ganha vida e a possibilidade de se locomover nos espaços, tanto públicos quanto privados”, revela Korolkovas. 

reflexão_colares-105_Livia Canuto.webp
reflexão_colares-4_Ivete Cattani.webp

Em Reflexão Colares, a diversidade de técnicas, materiais e possibilidades diante da construção de um colar é o ponto central em cada peça. Folhas secas, metais, pedras, tramas, borrachas, madeiras, entre outros insumos são utilizados de forma harmônica, de acordo com o repertório de cada artista e com a disponibilidade dessas matérias-primas em suas respectivas regiões. 

 

Para a fundadora do Museu A CASA, Renata Mellão, a escolha do colar como elemento a ser evidenciado nesta exposição faz parte da tradição do A CASA de suscitar debates sobre temas que mesclam o tradicional e o contemporâneo. “Mesmo falando de uma indumentária tão popular e tradicional, o que pretendemos é trazer reflexões sobre o presente e o futuro a partir deste objeto, por meio dos materiais e também por meio da criatividade de cada artista participante”, afirma.

Visitação

DE 24 DE JULHO A 08 DE AGOSTO DE 2018

Espaço expositivo Museu A CASA

Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP

De terça a domingo, das 10h às 18h30

Entrada gratuita

museu_casa_selos_exposicoes_cor.png
bottom of page