sentido figurado
O artista F. Marques Penteado é o convidado especial da mostra que inaugura a nova sede do Museu A CASA do Objeto Brasileiro, apresentando uma exposição que desafia sentidos e técnicas, onde nada é o que parece ser.
O Museu A CASA do Objeto Brasileiro inaugura seu novo espaço em São Paulo com a mostra Sentido Figurado, de F. Marques Penteado. O artista visual foi escolhido por Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, para abrir os trabalhos no espaço expositivo do novo edifício da instituição, agora com sede definitiva, situado na Avenida Pedroso de Morais.
Na mostra individual, concebida especialmente para a ocasião, F. Marques Penteado exibe quatro séries de trabalhos inéditos, realizados a partir de diferentes materiais. Entre eles estão bordados feitos à mão e à máquina sobre móveis, objetos decorativos, domésticos, tecidos e elementos de um ateliê de costura.
Esculturas Reticuladas é o nome da primeira série, composta por oito peças de caráter escultórico. Nelas, o artista utiliza objetos como livros, figuras kitsch de cerâmica, flores artificiais e garrafas, buscando evocar colisões de sentido e atribuindo aos objetos características próprias de seres humanos. “Sobre uma mesinha de canto bem frágil, há um bule em forma de árvore encantada, que contracena com literatura barata, figuras de pastores e uma lavadeira – mas é você quem cria a narrativa”, antecipa o artista.
Mandalas Disfuncionais, por sua vez, é a série montada sobre teares manuais inventados e cestinhos plásticos de pão, onde F. Marques Penteado usa diversas técnicas de bordado manual, além de materiais como canutilhos e passamanarias, para criar imagens repetidas de forma irregular dentro da série.
Lenços femininos antigos, daqueles ainda impressos manualmente, são o ponto de partida para a construção da terceira série, intitulada Florais Rajados. Nela, o artista faz o uso de colagem têxtil, recortando e recompondo a estampa dos lenços sobre feltro industrial, finalizando cada peça com um delicado bordado rajado ou sementinha, feito de linhas lançadas em diversas direções.
Por fim, Arranjos Premiados apresenta sete arranjos de flores artificiais, montadas em formas esculpidas ou em cestos de vime, como se fossem um prêmio ou uma flâmula de condecoração. A intenção aqui é criticar a grande oferta de concursos, competições e prêmios que permeiam o cotidiano.
Visitação
DE 09 DE OUTUBRO DE 2014 A 18 DE JANEIRO DE 2015
Espaço expositivo Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP
De terça a domingo, das 11h às 19h
Entrada gratuita