trama canoê
Inspirada em dois ícones da cultura amazonense, produzidos com técnicas ancestrais, a mostra reúne objetos indispensáveis para o cotidiano do homem da floresta.
Depois de uma temporada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, Trama Canoê chega a São Paulo a convite do Museu A CASA do Objeto Brasileiro, estreando nossa segunda exposição de 2023.
Tema da mostra e símbolo da união da cultura indígena e ribeirinha, a canoa é o principal veículo nos caminhos das águas formadas pelo encontro dos rios Negro e Solimões, nas proximidades de Manaus. Feita com apenas um tronco de árvore escavado, ela serve não só como meio de transporte, para buscar alimentos e comercializar produtos, mas também como meio de comunicação e de trabalho, para a caça e a pesca.
Outro elemento importante dessa cultura material, a trama indígena também compõe a exposição, dando origem a itens do dia a dia, como cestos, redes de pesca, tapetes, balaios, vasos – todos trançados, formando infinitos desenhos, com as matérias-primas da floresta.
vitrine contemporânea para o artesanato ancestral
A manauense Rozana Trilha, diretora-presidente da Associação Zagaia Amazônia, responde pela curadoria do evento, com a seleção de peças concebidas por artesãos da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN); da comunidade Indígena Nova Esperança; e dos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Maués, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Careiro Castanho.
“Chegar ao Museu A Casa, vindo de longe, me dá a sensação de acolhimento. Sinto que nossa viagem não foi interrompida e que a nossa cultura foi expandida. Chegaremos com os ‘guardiões da floresta’, em nossa canoa, com nossas tramas e nossa cultura ancestral. O Museu A Casa nos oferece novas perspectivas e uma nova vitrine para o artesanato amazônico. É extremamente importante ter acesso a um espaço que esteja no centro de um ecossistema que pensa, reflete e fomenta a produção artesanal”, diz Rozana.
Para Ana Letícia Fialho, diretora executiva do A CASA, receber Trama Canoê, no museu, é mais um desdobramento das parcerias feitas com instituições que compartilham o propósito de valorizar saberes e fazeres artesanais – neste caso o CRAB e o Sebrae-AM.
“Sabemos também da importância de nos engajarmos na preservação e na valorização da região amazônica, não só por sua biodiversidade, mas pela dimensão sociocultural expressa na produção artesanal de diferentes comunidades ribeirinhas e indígenas apresentadas na exposição.”
Visitação
DE 28 DE MAIO A 10 DE SETEMBRO DE 2023
Espaço expositivo Museu A CASA
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros • São Paulo, SP
De terça a domingo, das 10h às 18h30
Entrada gratuita