a chita na moda
Com o objetivo de sinalizar novos caminhos para a chita, a exposição é uma continuação do trabalho de pesquisa e valorização do tecido pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro.
O Museu A CASA do Objeto Brasileiro recebe a exposição A Chita na Moda, que propõe novos olhares para um dos tecidos mais impregnados de cultura popular.
Tendo como curador de moda o estilista Dudu Bertholini, a mostra vem na esteira de trabalhos que o Museu A CASA e outros agentes do design e artesanato nacional vem fazendo, a partir do lançamento do livro Que Chita Bacana, para resgatar o valor da chita e colocá-la em evidência.
Neste contexto, o curador convidou 11 estilistas, entre eles Ronaldo Fraga e Glória Coelho, para criar modelos que propõem expressar o que de melhor tem a chita, explorando diferentes possibilidades a partir das cores e misturas de estampas que são tão características do também chamado pano popular que já vestiu escravos, camponeses, tropicalistas, personagens de literatura e cinema.
“Homenagear a chita se inscreve dentro da diretriz atual do Museu A CASA de dar visibilidade à imensa riqueza e diversidade cultural brasileira”, diz Adélia Borges, diretora do Museu da Casa Brasileira, local escolhido para abrigar a mostra em São Paulo. “Essa postura é defendida não com um olhar nostálgico, mas sim com uma visão em que se forja o nosso futuro a partir de nossas raízes culturais”, completa Borges.
A exposição A Chita na Moda passou por 5 cidades brasileiras – São Paulo, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília – além da Galeries Lafayette, em Paris, FR.
Visitação
DE 20 DE JANEIRO À 20 DE FEVEREIRO DE 2005
Museu A Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 • São Paulo, SP
De terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita