satorilab – a infância em jogo
A dupla Alejandro Sarmiento e Luján Cambariere é responsável pelo projeto Satorilab, que suscita debates de gente grande a partir da produção de brinquedos infantis.
O Museu A CASA do Objeto Brasileiro apresenta, pela primeira vez, uma exposição de brinquedos: intitulada Satorilab – A Infância em Jogo, a mostra reúne peças feitas a partir de materiais reciclados pela dupla Alejandro Sarmiento e Luján Cambariere, que também são curadores da exposição.
Reverenciar os brinquedos e a infância é o grande trunfo desta exposição. Na percepção dos artistas, é brincando que se constrói o futuro. Com essa consciência, o duo realizou um elaborado processo de experimentação com materiais de descartes, dando vida ao Satorilab, os laboratórios de design experimental.
A ideia partiu do jornalista especializado em design Luján Cambariere e do projetista industrial Alejandro Sarmiento, que viajam por países como Argentina, Brasil, Chile e Colômbia para realizar oficinas e compartilhar conhecimento de forma coletiva e cooperada.
Durante o trabalho de criação, a dupla dá asas à imaginação e à experimentação para compor objetos diferentes a partir de materiais de descarte industrial. Na pesquisa, ambos se deixam levar por reflexões sobre infância, amor, celebração, conexão e outros valores essenciais à vida. "Fizemos isso brincando. Livres de todos os preconceitos, sem especulações ou diretrizes prévias, apenas com o que tínhamos e com o que sentimos para, assim, liberar a mente para nos sentirmos crianças novamente", afirmam os curadores.
As oficinas de criação são realizadas com alunos de todos os cursos de design (industrial, gráfico, têxtil, de moda, de som e imagem) e arquitetura, além dos projetos sociais com diferentes populações vulneráveis, como pessoas privadas de liberdade e dependentes químicos em recuperação, que buscam oportunidades com o artesanato.
O descarte de resíduos é, talvez, um dos problemas mais angustiantes das sociedades modernas. Todos os dias, ao redor do mundo, partem das fábricas dois tipos de caminhões: um tipo se dirige aos armazéns de grande e pequeno porte; o outro, aos lixões.
"Com os anos, a cultura em que crescemos nos adestra para prestar atenção somente ao primeiro tipo de caminhão. Logo, onde há design, há resíduos. Quando se trata de projetar as formas de convivência humana, os resíduos são os seres humanos", revela a dupla.
Com Satorilab, Alejandro e Luján propõem a conscientização sobre o consumo desenfreado, sobre o meio ambiente e sobre outras questões para as quais acreditam que o design pode dar respostas. Na mostra, todos os brinquedos carregam uma carga emotiva – e parte desta experiência aparece nas peças. A intenção é comover, emocionar e, quem sabe, até motivar os espectadores a pensar num futuro distinto.
Visitação
DE 12 DE SETEMBRO A 14 DE NOVEMBRO DE 2013
Sede Museu A CASA
Rua Cunha Gago, Pinheiros • São Paulo, SP
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h • Sábados, das 12h às 16h
Entrada gratuita